“Sua expiação é o evento mais transcendente que ocorreu ou que ocorrerá desde a Criação e por todos os séculos de uma eternidade sem fim” (Bruce R. McConkie)
Em D&C 19, o Senhor, por intermédio de Joseph Smith chama Martin Harris ao arrependimento e ensina doutrinas importantes sobre a Expiação.
Estudo:
O Senhor inicia a seção 19 de D&C reforçando Sua missão divina e o propósito de Sua total obediência ao Pai Celestial: “Eu, tendo cumprido e consumado a vontade Daquele a quem pertenço – tendo feito isso para sujeitar a mim todas as coisas”
Podemos perceber aí que a Obediência do Salvador a tudo que Dele fosse requerido o Levou a vencer todas as coisas que lhe foram sujeitas, mesmo a própria morte.
Ele então proclamou um mandamento essencial a todos, proclamando: “E certamente todo homem deve arrepender-se ou sofrer”. Isso nos ensina um pouco sobre o perdão de nossos pecados; todos devemos nos arrepender ou nossas faltas não serão apagadas e, de alguma forma, teremos de sofrer por causa delas.
Sobre o verdadeiro Arrependimento, o Presidente Spencer W. Kimball Ensinou: “Uma pessoa não começou a se arrepender enquanto não sofrer intensamente por seus pecados. Precisamos lembrar que o arrependimento é mais do que apenas dizer: ‘Sinto muito’. É mais do que ter lágrimas nos olhos. É mais do que meia dúzia de orações. O arrependimento significa sofrimento. Se a pessoa não sofreu, ela não se arrependeu.”
O Senhor então faz um detalhado relato sobre Seu infinito Sacrifício: “Pois eis que eu Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam (...) Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse tanto no corpo como no Espírito – e Desejasse não ter de beber a Amarga Taça e Recuar”.
O Salvador, em Seu infinito amor fez aquilo que nenhum mortal seria capaz de fazer ou suportar e, assim, “tomou sobre Si os nossos pesares. O castigo de nossa paz estava sobre Seus ombros e pelas suas pisaduras fomos curados.” (Isaias 52)
· O que você tem feito para que a Expiação de Cristo tenha efeito em sua vida?
Desafio:
Estude mais sobre a Expiação de Cristo e seus Efeitos para todos nós. Esforce-se para viver de modo a receber as bênçãos provenientes dela em sua própria vida.