terça-feira, 31 de maio de 2011

D&C 19 - Sofrer como Eu Sofri


“Sua expiação é o evento mais transcendente que ocorreu ou que ocorrerá desde a Criação e por todos os séculos de uma eternidade sem fim” (Bruce R. McConkie)
Em D&C 19, o Senhor, por intermédio de Joseph Smith chama Martin Harris ao arrependimento e ensina doutrinas importantes sobre a Expiação.
Estudo:
O Senhor inicia a seção 19 de D&C reforçando Sua missão divina e o propósito de Sua total obediência ao Pai Celestial: “Eu, tendo cumprido e consumado a vontade Daquele a quem pertenço – tendo feito isso para sujeitar a mim todas as coisas”
Podemos perceber aí que a Obediência do Salvador a tudo que Dele fosse requerido o Levou a vencer todas as coisas que lhe foram sujeitas, mesmo a própria morte.
Ele então proclamou um mandamento essencial a todos, proclamando: “E certamente todo homem deve arrepender-se ou sofrer”. Isso nos ensina um pouco sobre o perdão de nossos pecados; todos devemos nos arrepender ou nossas faltas não serão apagadas e, de alguma forma, teremos de sofrer por causa delas.
Sobre o verdadeiro Arrependimento, o Presidente Spencer W. Kimball Ensinou: “Uma pessoa não começou a se arrepender enquanto não sofrer intensamente por seus pecados. Precisamos lembrar que o arrependimento é mais do que apenas dizer: ‘Sinto muito’. É mais do que ter lágrimas nos olhos. É mais do que meia dúzia de orações. O arrependimento significa sofrimento. Se a pessoa não sofreu, ela não se arrependeu.”
O Senhor então faz um detalhado relato sobre Seu infinito Sacrifício: “Pois eis que eu Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam (...) Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse tanto no corpo como no Espírito – e Desejasse não ter de beber a Amarga Taça e Recuar”.
O Salvador, em Seu infinito amor fez aquilo que nenhum mortal seria capaz de fazer ou suportar e, assim, “tomou sobre Si os nossos pesares. O castigo de nossa paz estava sobre Seus ombros e pelas suas pisaduras fomos curados.” (Isaias 52)
·         O que você tem feito para que a Expiação de Cristo tenha efeito em sua vida?
Desafio:
 Estude mais sobre a Expiação de Cristo e seus Efeitos para todos nós. Esforce-se para viver de modo a receber as bênçãos provenientes dela em sua própria vida.

D&C 18 - Restauração do Sacerdócio de Melquisedeque

“[Oliver Cowdery falou] às pessoas que estavam nesta sala, colocando as mãos (...), sobre sua cabeça, dizendo. “Sei que o evangelho é verdadeiro e sobre esta cabeça Pedro Tiago e João impuseram suas mãos e conferiram o Sacerdócio de Melquisedeque”. ( Oliver Cowdery).

A revelação em D&C 18 foi concedida perto da época em que Pedro, Tiago e João conferiram o Sacerdócio de Melquisedeque a Joseph Smith e Oliver Cowdery.

Estudo:
No dia 15 de maio de 1829, João Batista colocou as mãos sobre a cabeça do Profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery para restaurar o Sacerdócio Aarônico. Depois disso, ele instrui-os a batizarem um ao outro e depois ordenar um ao outro ao Sacerdócio Aarônico pela imposição de mãos. Ele prometeu que, se permanecessem fiéis, o Sacerdócio de Melquisedeque também seria restaurado a eles.
De acordo com promessa feita, o Senhor restaurou o Sacerdócio de Melquisedeque “E também como Pedro e Tiago e João, que vos enviei, por intermédio de quem vos ordenei e confirmei para serdes apóstolos e testemunhas especiais de meu nome e para portardes as chaves de vosso ministério e das mesmas coisas que a eles revelei;”) D&C 27:12
Com a restauração do Sacerdócio de Melquisedeque o Senhor deu um encargo a Oliver e David de procurar os Doze Apóstolos, “E agora, eis que te dou a ti, Oliver Cowdery, e também a ti, David Whitmer, o encargo de procurar os Doze, que terão os desejos que mencionei; E por desejos e suas obras conhecê-los-eis”
O Senhor sábia que essa designação seria cumprida somente seis anos depois da revelação, mas mesmo assim Ele deu os conselhos que seriam essenciais para o futuro Quórum dos Doze Apóstolos e mais uma vez o percebemos que o Pai Celestial cumpre com suas promessas de acordo com seu tempo.

·         Que benefícios você pode receber se seguir o conselho dos profetas e apóstolos?

Desafio:
O Pres. Thomas S. Monson, na revista A Liahona maio 2011, nos deu um conselho sobre O Templo Sagrado – Um Farol para o Mundo. Comprometa-se a ler esse conselho e aplicá-lo da melhor forma em sua vida.
O discurso do Presidente Monson, você encontra aqui.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

D&C 17 - Três Testemunhas Especiais

“Todo ser tem o privilégio de exercer estes dons e prerrogativas ao conduzir suas atividades, ao criar seus filhos do jeito que se deve, ao dirigir sua empresa ou ao fazer qualquer outra atividade, é seu direito receber o espírito de revelação e de inspiração para fazer o que é certo e para ser sábio, prudente, justo e bom e tudo que fizer.” (Élder Harold B. Lee)


Enquanto o Profeta concluía a tradução do Livro de Mórmon eles (Joseph e Oliver), ficaram sabendo pela tradução que, três testemunhas especiais seriam designadas, com isso Oliver Couwdery, David Whitmer, Martin Harris foram movidos por um grande desejo de serem as três testemunhas especiais. O Profeta inquiriu o Senhor e a resposta esta na seção 17 de D&C.

Estudo:
Eis a resposta do Senhor ao Profeta Joseph “Eis que vos digo que devereis confiar em minha palavra e, se o fizerdes de todo o coração, vereis as placas e também o peitoral, a espada de Labão, o Urim e Tumim(...)”. Porém o Senhor faz um pedido “(...), testificareis a respeito deles pelo poder de Deus”.
O próprio Senhor sabia da importância das três testemunhas que Ele mesmo deixou seu  testemunho sobre a veracidade do Livro de Mórmon “E ele traduziu o livro, sim, aquela parte que lhe ordenei; e assim como vive vosso Senhor e vosso Deus, ele é verdadeiro”.
Não existe nem poderá existir linguagem mais solene ou vigorosa conhecida pelo homem do que essa.
·         Qual sentimento que você tem em saber que o próprio Senhor testificou a veracidade do Livro de Mórmon?

Desafio:
Mesmo tendo o testemunho da veracidade do Livro de Mórmon, esforce-se para aumentar seu  testemunho, peça ajuda do Pai Celestial para certificar essas verdades.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

D&C 15 e 16 - De Maior Valor para Ti

“A obrigação de salvar almas foi dada a todo homem e mulher desta Igreja (...) e eles não podem fugir dessa responsabilidade dizendo que ela só cabe a esta ou àquele pessoa. O Senhor disse (...), ‘Pois este é um dia de advertência e não de muitas palavras: Portanto, todo aquele que for advertido deverá advertir eu próximo” (Élder Orson F. Whitney).

Novamente o Profeta Joseph Smith recebe uma revelação para o irmãos John e Peter Whitmer, nas seções 15 e 16 iremos aprender o que o Senhor disse nessas revelações.

Estudo:
Na seção 15 o Senhor revela o que seu servo John Whitmer deve fazer; “Pois muitas vezes desejastes saber de mim o que seria de maior valor para ti” (...) E agora eis que te digo que a coisa de maior valor para ti será declarar arrependimento a este povo, (...)”.
O Pai Celestial deixa claro que John deve declarar arrependimento ao povo a fim ensinar as verdades do evangelho e assim trazer almas ao Senhor.
A mesma revelação foi dada a Peter Whitmer na seção 16, fato que reforça o quanto o Senhor valoriza a pregação do Evangelho. Nenhum mandamento é tão repetido em D&C quanto o de pregar o Evangelho, “(...) E agora eis que te digo que a coisa de maior valor para ti será declarar arrependimento a este povo, (...)”.

·         Você já se perguntou o que o Senhor deseja que você faça?

Desafio:
Em espírito de oração, pergunte ao Senhor o que Ele deseja que você faça em prol de sua obra e busque aplicar em sua vida.

D&C 14 - O Maior de Todos os Dons de Deus


“Nossa alegria por essas duas grandes e generosas dádivas [a imortalidade e a vida eterna] deveria afastar todo sofrimento, aliviar toda dor, vencer todo o mau humor, dissolver todo desespero e amenizar toda tragédia” (Élder Neal A. Maxwell).

A seção 14, é dirigida a David Whitmer, é uma das muitas dadas a pessoas chamadas pra trabalhar a serviço do Senhor.

Estudo:
Não era incomum que as pessoas que conheciam o Profeta Joseph Smith lhe pedissem uma revelação acerca da vontade do Senhor em relação a eles pessoalmente, e mesmo se aplica a David Whitmer, ele pediu ao Profeta que inquiri se ao Senhor, para saber o que deveria fazer; “Procura trazer à luz e estabelecer minha Sião. Guarda meus mandamentos em todas as coisas”. O mesmo conselho que o Senhor deu a Hyrum deu a David, estabelecer Sião e como recompensa o Pai Celestial promete, “E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás a vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus”.
Precisamos aceitar o chamado do Senhor para ajudar a estabelecer Sião e com certeza Ele nos ajudará e no final seremos recompensados com a vida eterna.
O dom da vida eterna significa viver para sempre como famílias na presença de Deus, sendo o maior e mais precioso tesouro que uma pessoa pode desejar, “(...) Eis que é rico aquele que tem a vida eterna”. (D&C 6:7).

·          O que você tem feito para buscar a vida Eterna?

Desafio:
Em espírito de oração, pergunte ao Senhor o que Ele deseja que você faça em prol de sua obra e busque aplicar em sua vida.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

D&C 13 - A Restauração do Sacerdócio Aarônico

”Possuir o Sacerdócio Aarônico e exercer seu poder não é algo pequeno ou pouco importante. A concessão dessas chaves nesta dispensação foi uma das maiores e mais significativas coisas que ocorreram em toda a Restauração”. (Pres. Gordon B. Hincley).

Em Maio de 1829, um dos mais importantes acontecimentos na Restauração do Evangelho ocorreu: a Ordenação de Joseph Smith e Oliver Cowdery ao Sacerdócio Aarônico pelas mãos de João Batista. Esse evento marcou o inicio da restauração das Ordenanças de Salvação, como o Batismo.
Estudo:
Em D&C 13 podemos ver as muitas bênçãos relacionadas ao Sacerdócio Aarônico, as quais foram citadas na ordenação de Joseph e Oliver: “A vós (...) confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves do Ministério de Anjos e do Evangelho do Arrependimento e do Batismo por Imersão para remissão dos pecados”
Sobre as chaves do Ministério de Anjos, o Presidente Gordon B. Hinckley declarou: “Pensem nisso, meus queridos jovens e irmãos. Este sacerdócio que vocês possuem tem as chaves do ministério de anjos. Isso significa que, se vocês viverem dignos do sacerdócio que possuem, vocês têm o direito de receber e apreciar o poder dos seres celestiais para guiá-los, protegê-los e abençoá-los. Qual o bom jovem que não gostaria de receber esta notável bênção?”.
Além dessa grande bênção, o Sacerdócio Aarônico proporciona incríveis oportunidades de servir ao próximo e de ajudá-los a aproximar-se de Cristo por meio de suas Sagradas Ordenanças como o Batismo e o Sacramento.
·         Como o Sacerdócio Aarônico influencia sua vida e a vida de outras pessoas?
Desafio:
Pondere sobre a importância do Sacerdócio Aarônico e suas chaves. Anote em seu diário as bênçãos que já recebeu por intermédio dele.

D&C 12 - Para Aqueles que Participam dessa Obra

“Será dito a respeito dele, pelos filhos de Sião, enquanto houver um deles, que esse homem foi um homem fiel em Israel; portanto, seu nome jamais será esquecido”. (Profeta Joseph Smith, História da Igreja).

Mesmo antes da organização da Igreja, Joseph Knight Sênior desejava auxiliar na obra do Senhor. Ele se batizou na igreja pouco depois que ela foi organizada.

Estudo:
Na seção 12 o Senhor diz a Joseph Knight que ele poderia qualificar-se para auxiliar mais intensamente no trabalho, “Eis que falo a ti e também a todos os que têm desejo de trazer à luz e estabelecer esta obra”, e o Senhor diz ainda que precisamos ser “(...), humilde e cheio de amor, tendo fé, esperança e caridade, sendo temperante em todas as coisas, em tudo que lhe for confiado”.
O próprio Senhor pede à Joseph Knight: “(...), guarda meus mandamentos e procura trazer à luz e estabelecer a causa de Sião”. Embora a contribuição de Joseph Knight tenha sido principalmente financeira, o Senhor reconheceu e valorizou seu esforço.
O Pai Celestial reconhece todos os nossos esforços em prol da sua obra, Ele sabe os desejos de nosso coração e por isso confia que iremos realizar um grande trabalho em sua obra.

·         O que você pode fazer para ajudar na causa de Sião?

Desafio:
Comprometa-se que essa semana irá ajudar a estabelecer Sião na sua casa, na escola e na Igreja.

D&C 11- Se O Desejares

“Depois de tudo o que foi dito, o maior e mais importante dever é pregar o evangelho” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p.110).

Pouco depois do dia 15 de maio de 1829, Hyrum Smith, irmão mais velho do Profeta Joseph, foi em sua casa em Harmony, Pensilvânia. Devido ao sincero pedido de Hyrum no intuito de saber o que o Senhor gostaria que ele fizesse, o Profeta perguntou ao Senhor e na seção 11 iremos ver o que o Senhor respondeu.

Estudo:
De acordo com o desejo de Hyrum em ajudar, o Senhor respondeu “Agora, como pediste, eis que te digo: Guarda meus mandamentos e procura trazer à luz e estabelecer a causa a Sião”.
O Senhor respondeu que ele deveria guardar os mandamentos e se preparar para pregar o evangelho, “Não busque riquezas, mas sabedoria; e eis que os mistérios de Deus te serão revelados e então serás enriquecido, (...)”
Mesmo o Pai Celestial sabendo que Hyrum tinha o desejo de trabalhar ele precisava se preparar para falar da sua Grande e Maravilhosa Obra, “Não procures pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra então tua língua será desatada, e então se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens”.
Assim como Hyrum, precisamos estudar as escrituras a fim de pregar o evangelho e o Senhor promete que se assim fizermos e, principalmente, se o desejarmos, Ele concederá seu Espírito que irá testificar as verdades “(...) Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria”.

·         Como você tem se preparado (estudado), para falar do evangelho?

Desafio:
Durante essa semana se concentre em algum assunto especial do evangelho, estude sobre ele, peça ajuda ao Senhor, fale sobre o assunto com um amigo (a) e preste seu testemunho sobre o quanto o evangelho é fundamental em sua vida.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

D&C 10 - O Senhor conhece o Fim desde o Princípio

Ora sempre, para que saiais vencedor; sim, para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apóiam o trabalho dele”. (D&C 5)
Em D&C 10, recebida pouco depois da seção 3, iremos compreender os métodos que Satanás usou e usa para destruir a obra do Senhor e a alma dos homens. A seção 10 também mostra por que Satanás sempre fracassa em suas tentativas de frustrar a obra do Senhor.

Estudo:
Como podemos perceber, por diversas ocasiões o Inimigo tentou interromper a obra do Pai Celestial aqui na terra: “Sim, ele incita-lhes os corações a irarem-se contra esta obra”, e todas suas tentativas foram frustradas por que o Senhor já conhece o fim desde o início, e o próprio Senhor permite tais acontecimentos para que o homem aprenda a escolher o bem ao invés do mal, “Em verdade eu te digo que não permitirei que Satanás realize seus desígnios iníquos com relação a isso”.
Aprendemos também na seção 10 que um outro princípio muito importante é a oração. Em 3 Néfi o próprio Salvador aconselha “ (...), que deveis vigiar e orar sempre para não cairdes em tentação; porque Satanás deseja ter-vos para vos peneirar como trigo”.
Sendo assim, precisamos buscar diligentemente o Senhor todos os dias em oração, para que Ele nos ajude a sobrepujar as tentações do Inimigo.
·         Como vocês acham que a oração nos ajuda a vencer as influências de Satanás?

Desafio:
Durante essa semana, esforce-se para reconhecer as armadilhas que Satanás tem usado contra você, busque orientação do Senhor e procure sobrepujá-las.

terça-feira, 17 de maio de 2011

D&C 8 e 9 - Receber e Reconhecer as Revelações.

                      
“Se formos dignos, teremos o direito de receber revelações para nossa própria vida, os pais para seus filhos, e os membros da Igreja em seus chamados. Mas o direito de receber revelação para outras pessoas não se estende para além de nossa própria mordomia.” (Pres. James E. Faust).

Nas seções 8 e 9 de D&C aprendemos que o Senhor ensina o Oliver que não basta apenas pedir, mas é necessário um pouco mais de empenho.
Estudo:
Em D&C 8, Oliver pede ao Senhor que lhe conceda o dom da tradução, e o Senhor lhe responde, “ Oliver Cowdery, em verdade em verdade (...), tão certamente receberás conhecimento de todas as coisas que pedires com fé, com um coração honesto, crendo que receberás conhecimento(...)”.
Embora o Senhor tenha respondido a súplica de Oliver, ele não entendeu e assim foi advertido novamente “Lembra-te que sem fé nada podes fazer; portanto pede com fé. Não trates essas coisas levianamente, não peças o que não deves”.
Algumas vezes agimos como Oliver, pedimos para o Pai Celestial nos revelar algo, mas quando Ele o faz, não entendemos ou simplesmente não nos preparamos para entender.
Na seção 9 o Senhor mais uma vez ensina a Oliver que precisa saber analisar a resposta de suas orações, “(...) e se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo, mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos (...)”.
Essa receita simples no permite saber se o que pedimos ao Senhor é certo ou não.
·         Como você tem se preparado para buscar revelações? E como tem recebido essas revelações?

Desafio:
Semelhante a Oliver, faça uma oração expondo ao Senhor alguma dúvida que tenha, busque identificar os sentimentos e a resposta do Senhor referente a tal pergunta.


D&C 7 – “O meu Amado desejou fazer mais”

“Não há qualquer homem ou mulher nesta Igreja que não esteja numa missão.Essa missão durará enquanto viverem, e é praticar o bem, promover a retidão, ensinar os princípios da verdade e convencer a si mesmo e outras pessoas a viverem esses princípios para alcançarem a vida eterna”. (Pres. Brigham Young)
Em D&C 7, aprenderemos sobre João, o Amado e seu desejo.
Estudo:
Depois da Ressurreição do Senhor, alguns de seus discípulos fizeram pedidos especiais a Ele, Pedro, por exemplo, pediu que fosse encontrar o Salvador rapidamente em seu reino, o que o Salvador classificou como um bom desejo, no entanto João, o Amando fez o seguinte pedido: “(...), dá- me poder sobre a morte, para que eu viva e traga muitas almas a ti”.
O Senhor considerou o desejo de João “uma obra maior, portanto torná-lo-ia como fogo flamejante e um anjo ministrador”, chamado que ele cumpre até os dias de hoje.
Mesmo, tendo a oportunidade de fazer o mesmo pedido de Pedro ao Senhor, João, o Amado, preferiu ficar na Terra, pregar o evangelho e ajudar as pessoas a conhecerem a Cristo.
·         Se o Senhor lhe perguntasse qual é seu maior desejo, o que você diria?
Desafio:
Assim como João, comprometa-se a prestar um testemunho para algum amigo que ainda não conheça o evangelho.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Momento Musical!!!


Estou postando o video original que usamos na primeira aula, espero que gostem.


D&C 6 - Como identificar uma resposta do Senhor?


“O problema com a maioria de nossas orações é que as fazemos como se estivéssemos pegando o telefone e fazendo um pedido para a mercearia: Fazemos o pedido e desligamos. Precisamos meditar ponderar, pensar no que estamos orando e para quem estamos orando, e então falar com o Senhor como um homem fala com outro” ( Pres. Gordon B. Hincley)
Nessa seção iremos compreender a grande importância de orarmos, como diz em Alma 37:37.
 Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem, (...)”
Devemos adquirir o hábito em nossas vidas, precisamos nos aproximar mais do Pai Celestial e essa é a forma mais simples e significante.
Estudo:
Na seção 6, aprendemos que Oliver Cowdery, perguntou sobre a veracidade do trabalho do Profeta Joseph Smith, porém não soube identificar a resposta do Senhor.
No vers. 22, o Senhor aconselha, “Se desejas (...) um testemunho, volve tua mente para a noite em que clamaste a mim."
O pedido do Senhor para que Oliver volvesse, ou seja, ponderasse, sobre sua oração, mostra que ele (talvez como nós), não se atentou a pequenos detalhes e experiências simples que vivenciou durante uma conversa com o Pai Celestial.
Com isso o Senhor ensinou o Oliver a respeito de como Ele responde as orações: “Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus?”
Embora as escrituras relatem muitas experiências grandiosas, como o aparecimento de anjos, luzes e outros grandes sinais, geralmente o Senhor responde nossas orações através de simples sentimentos.
·         Quais os sentimentos mais freqüentes em suas orações? Você tem prestado atenção a eles?
 Desafio:
Durante essa semana se esforce para identificar as repostas (sentimentos) de suas orações e escreva em seu diário.
“Quanto mais purificamos nossa vida, mas claras serão as impressões do Espírito” (Ver Young, Discursos, p.36)

sábado, 14 de maio de 2011

Link!!!

Pessoal, encontrei um link bem interessante, com alguns materias do Seminário :
  • Domínio das Escrituras, Marcador de livros e a Cronologia rápida.

Espero que possa ajudar vocês no estudo pessoal.

Acesse o link: http://seminary.lds.org/por/

Abraços,

Não Esqueçam!!!

Para a próxima semana, temos que estudar D&C Seções 6 a 10.

Não esqueçam, é muito importante!!!

Abraços

Sejam bem Vindos ao Nosso Espaço!!!

Olá meus queridos jovens...

Sejam bem vindos ao nosso espaço, aqui iremos comentar e aprender juntos os mais variados temas do Evangelho.

Fiquem á vontade.

Um Abraço,