terça-feira, 26 de julho de 2011

Super Gincana!!!

Meus queridos alunos!!!

Se preparem no dia 20 de agosto teremos nossa super Gincana do Seminário, portanto vão decorando as escrituras e se preparando...por que será INESQUECIVÉL!!!



Estou de Volta!!!

Olá Pessoal,

Desculpe o sumiço, mas estou trabalhando e ficou um pouco mais complicado fazer as postagens, mas fiquem tranquilos estou de volta...

Nosso estudo será diferente a partir de agora, eu irei indicar as seções de estudo da semana e vocês irão enviar comentários, iremos estudar juntos, principalmente os alunos do Seminário da Ala Jardim Odete.

Espero contar com a participação de todos...

Grande abraço e até mais...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

D&C 52 - Um Modelo A Seguir

O evangelho de Jesus Cristo é o modelo dado por Deus para o viver digno e a vida eterna. (...) Satanás e seus seguidores procurarão constantemente enganar e instigar-nos a seguir seus modelos. Se quisermos alcançar segurança diária, exaltação e felicidade eterna, precisamos viver segundo a luz e verdade do plano de nosso Salvador”. (Élder Marvin J. Ashton)
Logo depois da Conferência de 3 a 6 de junho de 1831, o Senhor designou mais e trinta homens para viajarem para o Missouri, incluindo o Profeta Joseph Smith. Eles deveriam viajar separadamente, pregando ao longo do caminho.

Estudo:
Uma Conferência da Igreja foi realizada em Kirtland, Ohio, e durante essa conferência Satanás tentou enganar os santos, mas foi discernido e repreendido pelo Profeta Joseph Smith. Depois desse evento, o Senhor revelou um “modelo”, pelo qual os membros da Igreja podem evitar ser enganados.
Nessa ocasião o Senhor fez a seguinte revelação; “Eis que assim diz o Senhor aos élderes que chamou e escolheu nestes últimos dias pela voz de seu Espírito. (...) E partam de lá pregando a palavra pelo caminho, dizendo nada mais do que escreveram os profetas e apóstolos e o que lhes foi ensinado pelo Consolador por meio da oração e fé”. O Senhor revelou como os chamados Missionários deveriam ser feitos e o que eles deveriam ensinar.
Por que o Senhor estava preocupado com o que os missionários iriam ensinar? Essa preocupação se dá, devido às várias opiniões de membros, mas o Senhor é bem criterioso quando se refere à pregação do evangelho, em 1837 os Doze Apóstolos escreveram a seguinte epistola, para instruir os missionários e os próprios membros; “Sede cautelosos, para que não ensineis como sendo a palavra de Deus os mandamentos dos homens, nem as doutrinas dos homens, tampouco as ordenanças dos homens, porquanto sois mensageiros de Deus. Estudai a palavra do Senhor e proclamai essa palavra, e não vossas opiniões. Exponde apenas o principio que puderdes comprovar, pois uma prova das escrituras vale mais que dez mil opiniões.”
Temos que nos atentar as doutrinas básicas do evangelho, muitas vezes queremos discutir uma doutrina profunda, mas não possuímos o testemunho das doutrinas básicas, o evangelho é como um rio começa como uma pequena nascente até desaguar em um enorme oceano, e com nosso conhecimento não é diferente, precisamos aprender, entender e viver as doutrinas básicas para que o Senhor nos conceda uma porção maior de conhecimento.

·         De que forma conhecer as doutrinas do evangelho nos ajuda a não ser enganados por Satanás?

Desafio:
Estabeleça uma meta de estudo freqüente das escrituras, registre em seu diário todas as impressões e compartilhe em uma reunião de testemunho como estudar as escrituras o (a) ajudou.

D&C 51 - Um Mordomo Fiel, Justo e Sábio, Entrará No Meu Reino

Temos a tendência de pensar na consagração somente como a doação de bens materiais, quando Deus assim nos ordena. Mas a consagração final e entrega de si mesmo da Deus.” (Élder Maxwell)
Na seção 51, podemos aprender diversos princípios importantes sobre a lei da consagração, essa revelação foi concedida devido a várias dúvidas do Bispo Edward com relação a essa lei.

Estudo:
Em dezembro de 1830 os santos foram ordenados a mudarem-se para Ohio, em fevereiro de 1831 o Senhor revelou a Lei da Consagração, foi apresentado os princípios da consagração e da mordomia pelos quais Sião seria edificada.
Além dos princípios propriamente ditos da consagração, algo muito especial é relembrado nessa seção. “Escutai-me, diz o Senhor vosso Deus, e falarei a meu servo Edward Patrirdge e dar-lhe-ei instruções; porque é necessário que receba instruções obre como organizar este povo. Porque é necessário que sejam organizados de acordo com minhas leis; caso contrário serão cortados”.
É evidente que o Senhor e dono de tudo, da nossa vida, de nossos bens materiais e tudo mais que venhamos a “ter”, mas as leis foram criadas para nos governar e nos instruir, precisamos aprender aqui, como agir na presença do Pai, e Ele é tão bondoso e misericordioso que nos concedeu essa oportunidade hoje, por isso devemos nos esforçar para aprender e aplicar todas as leis em nossa vida, para que, quando Ele voltar, sejamos dignos de estar em sua presença.
E a hora e o dia não lhes são indicados; portanto que vivam nesta terra como se aqui fossem permanecer por anos; e isso lhes reverterá para o bem”.
Outro conselho é dado, temos que viver da melhor forma possível, precisamos buscar nossa excelência em tudo que formos fazer, em casa, no trabalho, na escola e principalmente na Igreja, temos que aceitar o desafio do Presidente Dieter F. Uchtdorf, Quando Assumo Algo, É Pra Valer.
Já aceitamos as leis, precisamos apenas vive-las.

·         Como os princípios citados acima ajudam você a compreender melhor o que deve fazer?
Desafio:
Durante essa semana busque excelência em tudo que fizer, lembre-se das leis e ordenanças que assumiu no momento do seu batismo, e esforce-se para vive-las.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Seja Bem Vinda Desireê!!!

Temos mais uma aluna nova no Seminário...

Isso é muito bom, que você possa se sentir acolhida entre nós.

Estamos aqui para aprender e aplicar juntos.

Pessoal dêem boas vindas para a Desireê

D&C 50 - E o Que Não Edifica Não É de Deus

“Não esqueçamos que o maligno tem grande poder nesta Terra e que procura por  todos os meios possíveis obscurecer a mente dos homens, e então lhes oferece falsidades e engodos em lugar da verdade. Satanás é um imitador muito hábil, e assim como a genuína verdade do evangelho esta sendo cada vez mais divulgada no mundo, da mesma forma ele espalha a moeda falsa da doutrina falsa. Estejam atentos a esse dinheiro falso, pois ele só comprará desapontamento, miséria, e morte espiritual.” (Pres. Joseph F. Smith).
Em todas as eras Satanás procurou impedir o progresso do trabalho de Deus. Muitos dos primeiros conversos de Ohio foram enganados por Satanás e exibiam comportamentos e idéias estranhas.

Estudo:
Na época da restauração da Igreja, uma crença comum entre algumas igrejas era que os dons do Espírito provocavam reações físicas nas pessoas, com isso mesmo os membros novos tendo o testemunho do evangelho, continuavam a praticar seus velhos hábitos, conseqüentemente esses comportamentos estranhos ás vezes eram visto nas reuniões da Igreja recém restaurada, mediante a isso, o Élder John Murdock e outros foram falar com o Profeta Joseph para que inquirisse ao Senhor, e em resposta o Senhor falou; “Eis que em verdade vos digo que há muitos espíritos que são espíritos falsos, os quais saíram pela Terra enganando mundo.
Nesse versículo o Senhor deixa claro que existem espíritos que podem nos enganar se não estivermos preparados para reconhecer.
Satanás usará a racionalização para destruí-los. Ou seja, ele distorcerá algo que vocês sabem ser errado de modo que pareça aceitável, e assim progressivamente irá conduzi-los à destruição”. EldeRichard G. Scott.
E como um forma de proteção o Senhor falou; “E aquilo que não edifica não é de Deus e é trevas”. Diante de tantas manifestações físicas e falsas pregações o Senhor nos deu mais uma conselho a seguir, se não edifica não é de Deus, e como saberemos se é ou não de Deus?
“Portanto acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus”.
E para recebermos compreensão para agir em nome do Salvador precisamos estar dignos, precisamos conhecer o nosso Salvador e principalmente, “Aquele que recebe de Deus, reconheça que é de Deus; e que se regozije por Deus considerá-lo digno de receber”.
Temos que dar toda glória ao Pai, pois é por intermédio Dele que somos abençoados e protegidos, “Não temais, filhinhos, porque sois meus e eu venci o mundo; e fazeis parte daqueles que meu Pai me deu”.

·         Como você tem reagido às artimanhas de Satanás?

Desafio:
Durante essa semana, esforce-se para identificar os principais aspectos de sua vida em que tenha tido dificuldades para vencer os desafios enganadores de Satanás, ore pedindo luz e entendimento ao Senhor e trace metas para vencer esses desafios, registre em seu diário como se sentiu.

Façam Seminário, esse é o conselho do Profeta!

Queridos Jovens,

Vocês precisam entender o quanto é importante fazer seminário, não apenas estar lá, mas viver o que se aprende nas lições do Seminário. Eu posso testificar é uma benção, e até hoje eu posso colher os frutos do Seminário em minha vida.

O Profeta Thomas S. Monson deu o seguinte conselho;


O Senhor Precisa de Missionários.
Na conferência geral de outubro passado pedi mais missionários. Todo rapaz digno e capaz deve preparar-se para servir em uma missão. Esse serviço é um dever do sacerdócio — uma obrigação que o Senhor espera de nós, que tanto recebemos Dele. Rapazes, eu os admoesto a prepararem- se para servir como missionários. Mantenham-se limpos, puros e dignos de representar o Senhor. Mantenham sua saúde e suas forças. Estudem as escrituras. Onde for possível, participem do seminário ou do instituto. Procurem conhecer bem o guia missionário Pregar Meu Evangelho.
Moças, embora não tenham a mesma responsabilidade de servir como missionárias de tempo integral, como os rapazes do sacerdócio têm, vocês também fazem uma valiosa contribuição como missionárias, e ficamos felizes quando decidem servir.
Aos irmãos e às irmãs de mais idade, lembro que o Senhor necessita de um número muitíssimo maior de vocês no serviço missionário de tempo integral. Aos que ainda não estão na idade de servir como casal missionário, peço-lhes que se preparem agora para o dia em que você e seu cônjuge poderão fazê-lo. Há poucas ocasiões em sua vida em que desfrutarão o doce espírito e a satisfação de servirem juntos em tempo integral na obra do Mestre.
Alguns de vocês talvez sejam tímidos por natureza ou se considerem incapazes de aceitar um chamado para servir. Lembrem que esta é a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos o direito de receber a ajuda Dele. O Senhor moldará o ombro para que suporte o fardo nele depositado.
Outras pessoas, ainda que dignas para servir, talvez achem que há prioridades mais importantes. Lembro-me bem da promessa do Senhor: “Porque aos que me honram honrarei” (I Samuel 2:30). Nenhum de nós honrará mais o Pai Celestial e o Salvador do que servindo como missionários dedicados e compassivos. (...)
Sigam esse conselho...
Com o mais profundo amor,

sexta-feira, 1 de julho de 2011

D&C 49 - Aceitar o Evangelho em Sua Plenitude

Há alguns de nossos membros que praticam uma obediência seletiva. Um profeta não é alguém que mostra um Buffet variado de verdades nas quais podemos livremente escolher e pegar a que mais nos agrade. No entanto, alguns membros se tornaram críticos e sugerem que o profeta deve mudar o cardápio. O profeta não faz uma pesquisa de opinião para saber qual a vontade do público. Ele revela a vontade do Senhor para nós”. (Bispo Glenn L. Pace)

Em 1831, alguns conversos queriam trazer algumas de suas crenças anteriores com eles para a Igreja.

Estudo:
Não muito distante de Ohio, existia uma sociedade religiosa conhecida como os Shaking Quakers. E Leman Copley, um antigo membro se batizou na igreja mantendo, porém muitas de suas convicções anteriores, diante dessa situação o Profeta Joseph Smith, orou ao Senhor para obter mais conhecimento e como resposta recebeu a seção 49.
Os Skakers, tinham várias doutrinas que se opunham às revelações e mandamentos do Senhor, por isso o Senhor pediu que Sidney e Parley fossem pregar aos Shakers junto com Leman, “Portanto meus servos Sidney e Parley, envio-vos para pregar-lhes o evangelho. E meu servo Leman será ordenado para esse trabalho a fim de arroazar com eles, não conforme o que recebeu deles, mas conforme o que lhe fora ensinado por vós, meus servos; e fazendo isso, abençoá-lo-ei; caso contrário, ele não prosperará”.
De acordo com a vontade do Senhor os três missionários saíram para pregar o evangelho, foram recebidos e conseguiram ler a declaração na integra (D&C 49), porém os Skakers, não aceitaram a plenitude do evangelho somente parte, a parte que mais agradara.
O Senhor deixou bem claro que quase tudo que era ensinado na Sociedade dos Shakers não ia de encontro com Sua vontade. O mesmo acontece nos dias de hoje, os membros parecem muito vulneráveis às tendências da sociedade, e desejam que a Igreja mude suas atitudes para estar de acordo com essas tendências.
Precisamos aceitar a verdade plena, revestir-nos de toda a armadura de Deus e trabalhar para a edificação do reino.

·         Sou um contribuinte útil para a edificação do reino neste nosso dia, da dispensação da plenitude dos tempos?

Desafio:
Durante essa semana, esforce-se para viver cada doutrina e princípio que você já aprendeu

D&C 48 - Ohio Uma Habitação Temporária.

O Senhor nitidamente conferiu a responsabilidade pela direção da obra de reunião dos santos às mãos dos lideres da Igreja, a quem Ele revelará Sua vontade sobre onde e quando essa reunião ocorrerá no futuro. (...) [Os membros da Igreja] não devem perturbar-se até que essas instruções lhe sejam concedidas, conforme revelado pelo Senhor às devidas autoridades. ( Pres. Harold B. Lee)

Os membros da Igreja continuaram a reuni-se na área de Kirtland, Ohio.

Estudo:
Embora os membros tenham sido obedientes em reunirem-se em Ohio, os lideres sabiam que Kirtland não seria o lugar para estabelecer Sião, porém eles não sabia onde seria estabelecida Sião, quanto tempo os membros permaneceriam em Kirtland, mediante a tantas perguntas o Profeta inquiriu o Senhor.
Mediante a isso o Senhor respondeu deu vários conselhos, entre eles; “E se possuirdes terras, repartireis com os irmãos do leste. E se não possuirdes terras, que eles comprem, por enquanto, nas regiões circunvizinhas, como lhes parecer bem, pois é necessário que por agora tenham lugares para morar”.
Nesses dois versículos podemos compreender a preocupação do Senhor com seus filhos, primeiro Ele pede para aqueles que possuem terras (casa), que divida com seu irmão que não tem e segundo que aquele que ainda não tem, busque comprar, próximo aos arredores, mas o que chama mais atenção é que o Senhor deixa bem claro nessa seção que tudo isso é “por enquanto”, sendo assim, podemos entender que os santos ainda não tinham estabelecido Sião, mas essa viagem estava sendo apenas uma preparação para estabelecer à verdadeira Sião.
Precisamos entender que no momento certo o Pai Celestial irá revelar a seus servos o momento de coligar-nos em Sião, mas enquanto esse momento não chega temos que nos preparar para sermos dignos que viver nessa tão sonhada Terra Prometida.

·         Como você tem se preparado para viver em Sião?

Desafio:
Estude Moisés 7:18-19, e identifique o que você precisa ter para viver em Sião, depois aplique em sua vida e registre em seu diário.

D&C 47 - Um Chamado de Historiador

“Arranjem um caderno, (...) um diário que dure toda a vida, e talvez anjos venham a citá-los na eternidade. Comecem hoje e escrevam nele suas idas e vindas, seus pensamentos mais profundos, suas conquistas e seus fracassos, suas amizades e seus triunfos, suas impressões e seu testemunho”.
Desde o dia da organização da Igreja, o Senhor ordenou que fossem mantidos registros e histórias.

Estudo:
O Senhor chama Jonh para manter os registros da igreja, ele reagiu de forma negativa no primeiro momento, porém disse que, “Seja feita a vontade do Senhor, e se Ele desejar, quero que se manifeste por intermédio do Profeta Joseph Smith
Na seção 47 o Senhor responde a oração do Profeta com o chamado de Jonh Whitmer para [escrever] e [conservar] uma história regular; “Eis que me é conveniente que meu servo Jonh escreva e conserve uma história regular e assista-te, meu servo Joseph na transcrição de todas as coisas que te serão dadas, até que ele seja chamado para outros deveres”.
Além de Jonh cumprir o chamado que lhe fora designado ele demonstrou grande fé quando aceitou cumprir a vontade do Senhor, mesmo tendo reagido de uma forma negativa e não se sabe exatamente o porquê, talvez seja por achar que não desempenharia um bom trabalho ou por medo, enfim, ele aceitou e fez um excelente trabalho durante esse período.
E o Senhor prometeu que se ele fosse fiel seria abençoado; “Portanto, se for fiel, ser-lhe-á dado pelo Consolador escrever estas coisas”.
Jonh recebeu a promessa que se permanece fiel teria a companhia do Consolador que lhe ajudaria em seu chamado. O Senhor sabia da necessidade de se manter os registros, por isso o chamou e hoje não é diferente, precisamos manter um registro de nossa história e como disse o Presidente Kimball; “Aqueles que mantêm um livro de recordações têm maior probabilidade de lembrarem-se sempre do Senhor em sua vida diária. O diário é uma forma de contar nossas bênçãos e deixar um inventário dessas bênçãos para nossa posteridade”.

·         De que forma o registro que você escreve pode ser uma benção na vida de outras pessoas?

Desafio:
Esforce-se para manter um registro pessoal, se ainda não possui trace metas para começar nessa semana.

D&C 46 - Procurai com Zelo os Melhores Dons

“Se algum de nós é imperfeito, é nosso dever orara para o dom que nos tornará perfeitos. Será que tenho imperfeições? Estou cheia delas. E qual é meu dever? Orar a Deus para que me dê os dons que irão corrigir essas imperfeições”. (Pres. George Q. Cannon)

Devido a algumas dificuldades de administrar as reuniões e reconhecer os dons do Espírito Santo, o Senhor concede ao Profeta Joseph a seção 46.

Estudo:
Nos primeiros tempos da Igreja, ainda não havia sido elaborado um sistema uniforme para dirigir as reuniões da Igreja. Entretanto, havia-se generalizado o costume de admitir somente os membros e pesquisadores sinceros a reuniões sacramentais e diante disso alguns questionamentos foram aparecendo, por isso o Senhor achou bem revelar esse assunto para que o Profeta e seu povo pudessem aprender e entender como conduzir as reuniões da Igreja; “Não obstante , tendes ordem de jamais excluir quem quer que seja de vossas reuniões públicas, que são realizadas diante do mundo”. O Senhor deixa claro que todo aquele que tem desejo de ir a sua casa deve ser bem recebido, não podendo ser excluso.
Outro conselho de suma importância que o Senhor dá nessa revelação é sobre os dons Espirituais, no decorrer de nosso estudo, tivemos a oportunidade de presenciar alguns dos vários dons do Espírito e alguns falsos dons, e é exatamente isso que D&C 46 vai falar, sobre a importância de identificar os falsos dons, “Portanto acautelai-vos para que não vos enganem, é, para que não sejais enganados, procurai com zelo os melhores dons, lembrando sempre por que são dados”.
Satanás, pode fazer manifestações sobrenaturais e se não estivermos preparados seremos enganados, podemos ver o exemplo citado em Êxodo 7:11-12, onde Aarão transforma sua vara em serpente pelo poder de Deus, mas os sábios, encantadores e magos do faraó, fizeram a mesma demonstração, com uma única e significativa diferença, não era o poder de Deus que estava sendo usado e sim as manifestações de Satanás.
O Senhor promete que nos será dado alguns dons para o nosso beneficio, “Pois em verdade vos digo: Eles são dados em benefício daqueles que me amam e guardam todos os meus mandamentos e daqueles que procuram assim fazer (...). Grande é a misericórdia e o amor do Senhor, temos a oportunidade de recebemos muitos dons e usá-lo para abençoar a nossa vida e a vida de outras pessoas, mas precisamos entender que quando recebemos um dom e não usamos o Senhor o retira.
O Élder Marvin J. Ashton, disse: “Gostaria de mencionar alguns dons que nem sempre são evidentes ou dignos de nota, mas que são muito importantes (...):
O dom de pedir, o dom de ouvir, o dom de dar ouvidos e seguir a mansa e delicada voz, o dom de ser capaz de chorar, o dom de evitar contendas, o dom de ser agradável, o dom de evitar vãs repetições, o dom de buscar o que é justo, o dom de NÃO JULGAR, o dom de procurar orientação de Deus, o dom de ser discípulo, o dom de preocupar-se com os outros, o dom de ser capaz de ponderar, o dom de fazer oração, o dom de prestar o testemunho vigoroso, o dom de receber o Espírito Santo”.
Precisamos decidir hoje quais os dons iremos nos esforçar para desenvolver e aplicar em nossa vida, precisamos reconhecer a mão do Senhor abençoando diariamente  a nossa vida, precisamos ser mais amáveis, mais humildes, mas puros e assim conseguiremos ter algo maior, que é dado em Mateus 5:48 “ Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.  Para sermos merecedores da coroa de glória.

·         O que você tem feito para ser abençoado com dons espirituais?

Desafio:
Escolha algum dom que queira desenvolver, ore pedindo orientação do Senhor, registre em seu diário o que irá precisar para desenvolver e durante uma semana esforce-se para buscá-lo.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

D&C 45 - Esperando pela Chegada do Grande Dia do Senhor

[Jesus Cristo] intercede pelo homem, advogando sua causa nos tribunais do céu. (...) Na expiação que efetuou, Ele pagou a penalidade pelos pecados dos homens, sob condição do arrependimento, de modo que todos possam escapar dos julgamentos decretados para os desobedientes. (Élder Bruce R. McConkie)

A seção 45 é muito especial, devido à grande perseguição dos santos o Senhor fala sobre o Sermão da Montanha (Ver Mateus 24 e 25) ao Profeta.

Estudo:
A chegada do Profeta a Ohio trouxe grande crescimento para a Igreja, em meados de junho de 1831 tinha mais de dois mil membros da Igreja, e esse crescimento incomodavam diversos lideres políticos, sacerdotes, editores de jornais e todos que eram contra a Igreja, mediante essa situação os “lideres”, começaram a difamar a Igreja com falas acusações e falsos impressos.
O Profeta Joseph Smith inquiriu ao Senhor, e como resposta teve a seção 45 que foi uma benção de consolo de paz e confiança.
Entre muitos princípios e doutrinas, o Senhor evidenciou o Sermão da Montanha, que retrata a dúvida dos antigos apóstolos do Salvador Jesus Cristo sobre Sua Segunda Vinda, quais serão os sinais e como irão reconhecer; “(...) Como me tendes perguntado sobre os sinais da minha vinda, no dia em que, nas nuvens dos céus, eu vier em minha glória para cumprir as promessas que fiz a vossos pais”.
O Salvador diz ainda que muitos serão os sinais, porém os justos irão reconhecer, “E acontecerá que aquele me teme estará esperado que venha o grande dia do Senhor, sim, os sinais da vinda do Filho do Homem.
Um sinal em especial que podemos destacar é, “E o amor dos homens esfriará e a iniqüidade será abundante”, em virtude de a iniqüidade crescer a cada dia o amor dos homens esta esfriando, o mesmo amor que o Salvador deu como grande mandamento, hoje esta se perdendo e sua profecia esta se cumprindo, mais um sinal que sua vinda esta bem perto.
Jesus Cristo faz uma advertência para aqueles que estão em pecado, “E calamidade cobrirá desdenhador e o escarnecedor será consumido; e os que tiverem procurado a iniqüidade serão cortados e lançados no fogo”.  Essa advertência é feita várias vezes, precisamos nos arrepender para sem “contemplados” com a defesa de nosso Salvador.
E como recompensa oi prometido que, “E a Terra ser-lhes-á dada por herança e multiplicar-se-ão e tornar-se-ão fortes; e seus filhos crescerão sem pecado para sua salvação. Por que o Senhor estará em seu meio e sua glória estará sobre eles; e ele será seu rei e seu legislador.
Essa foi à promessa que o Senhor fez aos santos fiéis, que se perseverarem até o fim, irão reinar com Ele e sua glória.
·         Você esta preparado para a Segunda Vinda? Se fosse hoje, seria um Grande ou Terrível dia?

Desafio:
Trace metas hoje de se preparar para a Segunda Vinda, estabeleça prazos e cumpra-os, lembrando que amanhã poderá ser tarde.

terça-feira, 28 de junho de 2011

D&C 44 - O Propósito das Conferências

O propósito da conferência [geral] é renovarmos nossa fé, fortalecermos nosso testemunho e aprendermos os caminhos do Senhor por meio de Seus servos designados e devidamente autorizados”. (Pres. Gordon B. Hincley).

Na seção 44 iremos aprender quais os propósitos das Conferências.

Estudo:
Quando a Igreja foi organizada, o Senhor ordenou aos membros que realizassem conferências regularmente. A seção 44 chamada a quarta conferência da Igreja. Essa conferência foi realizada no dia 03 de junho de 1831 e foi a primeira a acontecer em Kirtland, Ohio.
E o Senhor promete algo bem especial para os santos fieis que se reunirem em seu nome, “E acontecerá que, se forme fiéis e exercerem fé em mim, derramarei meu Espírito sobre eles no dia em que se congregarem”.
O Presidente David O. Mackey, explicou em que consistem os propósitos das conferências da Igreja:
1.       A fim de tratar dos assuntos atuais da Igreja (Ver D&C 20:62)
2.       Para conhecer relatos e estatísticas gerais da Igreja (Ver D&C 73:2)
3.       Para que ‘aproveis ou desaproveis os nomes que (o Senhor) mencionou’ (Ver D&C 124:44
4.       Para adorar ao Senhor com sinceridade e reverência, e dar e receber estímulo, exortação e instrução (Ver D&C 58:56)
A finalidade da conferência era preparar os santos para os eventos e desafios que estavam por vir. Essas grandes conferências são convocadas com o fito de inspirar-nos a nos prepararmos para o combate – (Élder Hugh B. Brow).
E hoje é uma benção temos a oportunidade de ter Conferências via satélite, Conferências de Estaca e da Ala, por isso precisamos nos empenhar mais para apoiar e aplicar em nossas vidas o que nos é ensinado nesses momentos tão inspirados.

·         Como você tem se preparado para as Conferências na Igreja?

Desafio:
Em breve teremos a Conferência de nossa ala, busque ajudar de alguma forma, apoiar o coral, ajudar na recepção, convidar um amigo para assistir e principalmente aprender e aplicar o que for ensinado, depois registre em seu diário como se sentiu.

Aviso!!!

Estamos iniciando mais um mês de aula no Seminário, portanto preciso de todas as tarefas realizadas (Atividades do Manual do Aluno). Não esqueçam é muito importante.

Abraços,

D&C 43 - Maneiras de o Senhor Falar Conosco

É contrário ao sistema de Deus que um membro da Igreja, ou qualquer outra pessoa, receba instruções para alguém cuja autoridade seja maior do que a sua”. (Pres. Joseph Smith)
A seção 43, mostra como alguns santos estavam sendo perturbados por alguns que falsamente diziam ser reveladores.

Estudo:
Os membros da Igreja ás vezes ficavam confusos sobre a ordem e a maneira como eram dadas as revelações, e como aconteceu na seção 28 com Hirmam Page, os santos foram perturbados novamente, mas dessa vez uma mulher, Sra. Hubble, disse que havia recebido a pretensão de revelar e que deveria ser aceita como um mestre na Igreja de Jesus Cristo.
Diante dessa situação o Profeta Joseph Smith, inquiriu ao Senhor sobre o assunto, e mais uma vez o Senhor respondeu sua oração; “E isto sabereis com certeza que não há qualquer outro designado a receber mandamentos ou revelações para vós, até que ele seja levado, se ele permanecer em mim”.
O Senhor sabia que muitos dos santos tinham dúvida sobre o assunto e além da dúvida estavam cedendo às influências da Sra. Hubble que havia demonstrado até o momento grande fé, mas o Senhor fez a seguinte advertência; “E isto vos será por lei: Não recebereis os ensinamentos de qualquer pessoa que os apresente a vós como revelações ou como mandamentos. E isto vos dou para que não sejais enganados, para eu saibais que não vêm de mim”.
O Pres. Joseph F. Smith, deu a seguinte declaração: “Ninguém tem a incumbência de se levantar como revelador, profeta, vidente ou homem inspirado, a fim de dar revelação para o governo da Igreja, ou para dar ordens as autoridades presidentes da Igreja. Não podemos aceitar nada como sendo autorizado, se não vier diretamente pelo canal competente, ou seja, as organizações constituídas do sacerdócio, que são o canal designado por Deus, pelo qual torna sua intenção e vontade conhecida ao mundo”.
Precisamos ter o testemunho real que temos um Profeta vivo, vidente e revelador, que ele fala face a face com o Salvador Jesus Cristo e que é através dele que sabemos a vontade do Pai, precisamos ter a presença do Espírito Santo constante em nossa vida, para que ele nos livre dos falsos Espíritos para não sermos enganados.

·         O que você tem feito para apoiar o Profeta?

Desafio:
Assista ao vídeo abaixo, faça uma lista dos conselhos do Profeta e aplique em sua vida. Registre em seu diário os sentimentos.

D&C 42 - A Lei da Consagração

Espero que todos nós compreendamos como nossa consagração ao Senhor, seja em tempo, trabalho ou dinheiro, amenizam o sofrimento e ao mesmo tempo santificam tanto o que doa quanto o que recebe” (Elder Marion G Romney)

A seção 42 de Doutrina e Convênios é repleta de instruções para os membros e líderes da Igreja, tanto que foi batizada pelo Profeta Joseph Smith como “a Lei da Igreja”; no entanto, trata em especial de um importante mandamento que os Santos dos Últimos Dias devem se preparar e se esforçar para viver: a Lei da Consagração.
Estudo
A cidade de Sião que, de tão pura, seus moradores foram levados aos céus para habitarem com o Pai Celestial, é um modelo do tipo de povo que o Senhor espera que sejamos, “porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18).
Além de serem um perfeito exemplo de retidão pessoal, união e boas obras, as escrituras mostram que não havia pobres entre os habitantes de Sião, pois viviam a Lei da Consagração.
Segundo o Guia de Estudo das Escrituras, Consagrar significa “dedicar-se, santificar-se, alcançar a retidão. A lei de consagração (...) é um princípio divino pelo qual homens e mulheres dedicam voluntariamente seu tempo, talentos e bens materiais para a edificação do reino de Deus”. A seção 42, explica o funcionamento dessa Lei.
O próprio Senhor a explica detalhadamente: “Eis que te lembrarás dos pobres e consagrarás de tuas propriedades, para sustento deles (...) E, se deres de teus bens aos pobres, a mim o farás”. O propósito principal da Lei da Consagração é que, assim como em Sião, não haja pobres entre o povo do Senhor, e, como sempre o Senhor promete que ao viver essa lei, Ele nos abençoará como se estivéssemos ajudando a Ele próprio.
A explicação continua: “E [os bens pertencentes aos membros] serão entregues ao bispo (...) e todo homem será responsável perante mim, um mordomo de seus próprios bens ou do que tiver recebido por consagração, aquilo que for suficiente para si e para sua família. E também se houver (...) mais do que o necessário para seu sustento (...) será conservado para que seja dado aos que não têm, a fim de que todo homem possa ser amplamente suprido
Resumindo, as propriedades dos membros eram doadas à Liderança da Igreja, que as distribuíam de modo a suprir amplamente a necessidade de cada família. Dessa forma havia um plano perfeito de distribuição de renda, além de uma grande oportunidade dos membros desapegarem-se daquilo que é material em prol de ajudar ao próximo.
A lei da consagração porém não se limita a bens materiais. Vivemos a Lei da consagração quando dedicamos nosso tempo e talentos à obra do Senhor e à ajuda ao próximo.
O Presidente Kimball resumiu bem a Lei da Consagração quando declarou: “Precisamos colocar no altar e sacrificar tudo o que for exigido pelo Senhor. Começamos oferecendo ‘um coração quebrantado e um Espírito contrito’. Em seguida, damos o melhor de nós em nossos campos de trabalho e chamados. Aprendemos nosso dever e o executamos plenamente. Por fim, consagramos nosso tempo, talentos e recursos conforme nos for solicitado por nossos líderes e pelos sussurros do Espírito. Na Igreja, bem como no sistema de Bem Estar, podemos dar vazão a toda capacidade, todo desejo justo, todo impulso ponderado. Seja como voluntário, pai, mestre familiar, bispo ou vizinho, quer como professora visitante, mãe, dona de casa ou amiga, há amplas oportunidades de doar-nos plenamente. E ao faze-lo descobriremos que o Sacrifício traz as bênçãos do céu. E no final descobriremos que não foi, de modo algum, um sacrifício
·         Como você tem consagrado sua vida ao Senhor?
Desafio
Pondere e estabeleça metas sobre como poderá dedicar-se mais ao Evangelho de modo a viver a Lei da Consagração.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

D&C 41 - Quem Recebe e Prática Minha Lei é Meu Discípulo

Decidimos a cada dia o grau de nosso discipulado. A cada dia respondemos à pergunta: ‘Quem está do lado do Senhor? Quem’”? (Élder Neal A. Maxwell)

O Senhor revela que Edward Partrige deve ser o designado pela voz da igreja e ordenado bispo da igreja.

Estudo:
Na seção 36 o Senhor descreve a missão de Edward Partrige e o quanto será abençoado se for fiel. E não foi diferente com seu chamado de bispo, ele aceitou e trabalhou diligentemente como ‘discípulo’ do Senhor, “Aquele que recebe a minha lei e a prática é meu discípulo; e aquele que diz que a recebe e não a pratica, esse não é meu discípulo e será expulso de vosso meio”.
O Senhor tinha um propósito maior para o chamado de bispo do irmão Edward, Ele sabia que teria que revelar uma lei e que seria preciso alguém para dirigir temporal e espiritualmente naquele momento, por isso disse; “Para cuidar de todas as coisas, conforme lhe for designado em minhas leis no dia que eu as der, e isso porque seu coração é puro perante mim (...)”.
É requerido que sejamos discípulos fies de Deus, assim como vários apóstolos, precisamos servir na obra sem hesitar, para que possamos ser merecedores da coroa de retidão, que é a vida eterna.
E como diz o Senhor a Edward; “Estas palavras são dadas a vós e são puras diante de mim; portanto tende cuidado com o modo como as tratais, por que vossas almas responderão por elas no dia do juízo”.

·         Seus pensamentos e atitudes podem mostrar ao lado de quem esta?

Desafio:
Estude a vida de algum profeta do Novo Testamento e busque aplicar alguns princípios que um bom discípulo precisa ter para servir ao Senhor

D&C 39 e 40 - Seu Coração Era Reto Diante de Mim

Basicamente, o orgulho é um estilo de vida mais para ‘minha vontade’ do que para ‘tua vontade’(...). O orgulho caracteriza-se por ‘O que eu quero da vida? Em vez de ‘O que Deus quer que eu faça da minha vida’?. É a vontade pessoal opondo-se á vontade de Deus. É o medo do homem sobrepujando o temor a Deus”. (Pres. Ezra Taft Benson).

Nessas seções James Covill, é tocado pelo espírito da Restauração. Mas sua conversão foi temporária por causa do “temor da perseguição e os cuidados do mundo”.

Estudo:
James Covill foi um ministro na Igreja Batista por quarenta anos, e depois que fora tocado pelo espírito, fez convênio com o Senhor que iria obedecer qualquer mandamento que fosse recebido através do Profeta Joseph Smith
O Senhor deu-lhe uma maravilhosa promessa que se atentasse para sua palavra teria uma benção maior, “(...), e receberás meu Espírito e uma benção maior do que todas as que jamais conheceste, (...), Tu pregarás a plenitude do meu evangelho, (...)”
Porém o Senhor conhecia o coração de James, por várias vezes o Senhor havia chamado e ele recusou, “E agora, eis que te digo, meu servo James: Tenho observado tuas obras e conheço-te”.
Mesmo o Pai Celestial tendo mostrado as bênçãos que ele (James Covill), poderia receber se fosse digno, ele foi tentado e Satanás conseguiu desviá-lo dos caminhos dos justos.
E na seção 40, o Senhor fala ao Profeta Joseph, por que James Covill, não cumpriu os convênios que tinha feito com Deus, “Ele recebeu a palavra com alegria, mas imediatamente Satanás o tentou; e o temor da perseguição e os cuidados do mundo fizeram-no rejeitar a palavra”.
James Covill racionalizou o pedido do Senhor, ele pensou que teria que abandonar muitas de suas convicções, confessar a seus seguidores que havia encontrado a plenitude da verdade, mudar-se para Ohio, além disso, precisaria arrumar um novo emprego para garantir seu sustento, foram nesses pensamentos que Satanás conseguiu desviar o coração de James Covill e com isso o Senhor disse, “ Portanto quebrou meu convênio e cabe a mim fazer com ele o que me parecer melhor. Amém”.
Muitas vezes o medo de mostrar que somos membros de A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e orgulho de reconhecer que é o único caminho que pode nos levar a presença do Pai Celestial novamente, pode destruir nosso testemunho sobre a plenitude do Evangelho, como ensinou o Pres. Harold B. Lee “O testemunho que vocês possuem hoje não será mais seu amanhã a menos que façam algo a respeito dele. Seu testemunho está sempre crescendo ou diminuindo”.
O Pai Celestial é misericordioso e muito bondoso, porém precisamos honrar os convênios que fazemos com Ele, para que sua ira não se acenda sobre nós.

·         Você tem alimentado seu testemunho, de modo que Satanás não tenha poder para te influenciar?

Desafio:
 Durante essa semana você alimentar seu testemunho, demonstrado que seu amor pelo Salvador e por seu evangelho é verdadeiro, ensine sobre a Restauração do Evangelho a alguma pessoa que não conhece o evangelho.

terça-feira, 21 de junho de 2011

D&C 38 - Se Estiverdes Preparados Não Temereis

Não sei quando o Salvador virá. Estou pronto pra Ele. Espero que não demore muito neste mundo repleto de males. Não sei quando. Mas posso cantar ‘ Vem, Ó Rei do Reis’, com muita convicção”.  (Pres. Gordon. B. Hincley).
Na seção 37 o Senhor ordenava que o Profeta e os santos muda-se para Ohio, pois era um lugar seguro contra o inimigo.

Estudo:
A seção 38 reafirmava a importância da mudança da Igreja o para Ohio, “E para que escapeis ao poder do inimigo e vos unais a mim como um povo digno, sem mancha nem culpa. Portanto por esta razão vos dei o mandamento de que fôsseis para o Ohio (...)”. Essa revelação também continha conselhos e instruções que levariam os santos a fazer essa mudança com maior fé e confiança no Salvador que os liderava.
Os membros naquela ocasião tinham se estabelecido em Nova York, grande parte, e foi lhes requerido que fossem para Ohio, vendendo ou não suas casas, em pleno inverno percorrendo uma distância de quatrocentos quilômetros, porém o Senhor lhes deu uma promessa, “Mas eis que em verdade, em verdade vos digo que meus olhos estão sobre vós. Estou no meio de vós e não me podeis ver”.         
O Senhor sabia que era uma grande demonstração de obediência, fé e acima de tudo amor, por isso ele confortou os santos, dizendo que estaria com eles.
Com certeza teremos situações semelhantes a essa em nossas vidas, talvez o Senhor requeira nosso tempo, nossos talentos ou algo similar e como iremos reagir a esse pedido, falaremos como o Profeta Joseph “O Senhor ordena e eu faço”, ou teremos o coração e o pensamento nas coisas terrenas?
E para aqueles que fazem as escolhas certas o Senhor promete, “(...), Eis que o reino será vosso e o inimigo não prevalecerá”.

·         Você esta disposta (o) a “doar”, seu tempo, seus talentos ao Senhor?

Desafio:
Durante essa semana faça escolhas que demonstre seu amor pelo Senhor.
                                                                                                                          

Aviso...

Olá Pessoal,

Estou de volta, devido a um contratempo, vou postar as seções dessa semana, sendo assim vou ficar devendo o estudo de 3 seções, mas pode deixar que vou postar, em breve.

Um forte abraço!

sábado, 18 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

D&C 33 - Abri Vossa Boca e Não vos Caleis

Um velho ditado diz que se pode contar o número de sementes que existem em uma maçã, mas não se podem contar quantas maçãs existem em uma só semente. A colheita é do Senhor, sua responsabilidade é lançar a foice” (Pres. Thomas S Monson)
A seção 33 de Doutrina e Convênios, revela a vontade do Senhor a Ezra Thayre e Northrop Sweet, mas traz consigo importantes princípios sobre a pregação do Evangelho
Estudo:
Assim como muitos outros irmãos fizeram antes, Ezra Thayre e Northrop Sweet vieram até o Profeta Joseph Smith para saber a respeito da vontade do Senhor para com eles. Mais uma vez, o Senhor revelou que o que era requerido deles era que pregassem a verdade “[elevando] a voz como com o som de uma trombeta, a fim de declarar [Seu] evangelho a uma geração corrompida e perversa”.
É interessante notar quantas vezes até aqui o Senhor já repetiu o mandamento de pregar o evangelho. Podemos sentir Sua tristeza quando compara a humanidade à uma arvore e diz “minha vinha corrompeu-se inteiramente; e não há quem pratique o bem, a não ser alguns”.
O mandamento de pregar o Evangelho, que parece repetitivo nas seções que estudamos até aqui, mostra na verdade o quanto o Senhor se preocupa com Seus filhos e quer sua salvação, que somente pode ser alcançada por meio da Expiação de Cristo.
Por esse motivo somos incentivados a não nos calarmos, pois ao abrirmos nossas bocas ela encher-se-á e nos tornaremos destemidos e cheios do Espírito, assim como Néfi no passado.
A promessa do Pai Celestial é que a medida que procurarmos pregar o Evangelho para as outras pessoas, o Espírito Santo irá confirmar aquilo que estaremos compartilhando e tocará o coração das pessoas. Quanto mais frequentemente o fizermos, mais fácil isso se tornará para nós.
Sobre isso, o Presidente Henry B. Eyring declarou: “Vocês serão seus discípulos 24 horas por dia, em todas as situações. Não será preciso juntar coragem para um grande momento em que irão falar com alguém e depois retrair-se. Falar do que acreditam será parte de vocês”.
·         Com quantas pessoas você já compartilhou o Evangelho?
Desafio
Compartilhe o Evangelho com alguém que não o conheça, durante essa semana. Faça metas para fazer isso com freqüência e anote seus sentimentos em seu diário.